Matrimónio

Para os cristãos, o Casamento é uma vocação e um sacramento: os noivos acreditam que Deus os chama a ser sinal e testemunhas do seu amor. Em primeiro lugar, no seio da família que vão constituir e, depois, no meio da sociedade em que estão inseridos. Por isso, a Igreja convida os noivos a celebrar o seu casamento na igreja paroquial de um deles. Mesmo que tal não aconteça, o casamento nunca deixará de ser uma celebração litúrgica da comunidade cristã, cuja dignidade é essencial ser assegurada.
É, pois, fundamental que se estabeleça, atempadamente, um diálogo franco e sincero com o sacerdote que vai presidir à celebração, de modo que tudo possa ser devidamente preparado.

DATA E LOCAL

A data deve ser escolhida e marcada no cartório paroquial, de acordo com as disponibilidades, com antecedência nunca inferior a seis meses. Para tal, os noivos devem apresentar os respetivos documentos de identificação (BI ou CC). Por questões de organização paroquial, estão já definidos os dias e as horas das celebrações:

SÁBADO
11h30: Sé ou Nª Srª da Encarnação
13h00: Santo Agostinho
13h00: Convento Franciscano
16h00: Sé ou Nª Srª Encarnação ou Igreja de S. Francisco

DOMINGO
11h30: Nª Srª Encarnação (excepto no mês de Setembro)
12h00: Convento Franciscano

Quando o local escolhido é o Convento Franciscano ou a Igreja de S. Francisco, após marcação no cartório paroquial, os noivos deverão fazê-la também nas respetivas igrejas.
Os sacerdotes ao serviço da Paróquia assumem a responsabilidade de presidir a UMA celebração matrimónio por dia. Contudo, os noivos são livres de convidar outro sacerdote, devendo comunicar o seu nome ao cartório paroquial e respeitando sempre os horários acima mencionados.

PREPARAÇÃO: CPM

É fundamental que os noivos se prepararem para o Matrimónio. Para isso, existem os ENCONTROS CPM, nos quais os noivos são convidados a participar. As datas, os locais e os horários ser-lhes-ão fornecidos no cartório paroquial. A inscrição deve ser feita com um mês de antecedência.

CELEBRAÇÃO LITÚRGICA

Além do CPM, os noivos devem preparar também a celebração litúrgica com o sacerdote que vai presidir ao casamento, cerca de um mês antes do casamento, para que possam tomar conhecimento do Ritual do Matrimónio, escolher as leituras e os cânticos mais apropriados, bem como outros detalhes importantes.

A decoração da igreja (arranjos florais e outros) deve ser adequada a um espaço sagrado, sóbria e colocada de modo a não danificar o mobiliário. Após a celebração, deve permanecer no local.

A assinatura da ata de casamento far-se-á na sacristia da Sé, após a celebração. Os dados de duas testemunhas (fotocópia do BI ou CC e residência oficial) devem ser entregues no cartório paroquial, atempadamente.

As questões logísticas devem ser vistas com os responsáveis das igrejas, cujos contactos são:

Sé - 244 832 366
Nª Sª Encarnação - 244 833 563
Sto Agostinho - 244 835 087
Convento Franciscano - 244 839 900
São Francisco - 244 820 590.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para a celebração de um casamento, há 2 processos necessários: o canónico e o civil.

1. O PROCESSO CANÓNICO é organizado pelo pároco da paróquia de residência de um dos noivos. O primeiro contato deve ser feito 3 meses antes da data do casamento. A RESIDÊNCIA a ter em conta é a residência civil. Dele resulta a ATESTAÇÃO CANÓNICA.

2. O PROCESSO CIVIL é da competência da Conservatória do Registo Civil. Dele resulta o CERTIFICADO.

3. Os noivos já casados civilmente entregam uma CERTIDÃO DE CASAMENTO CIVIL, a requerer na Conservatória.

4. Tanto a ATESTAÇÃO CANÓNICA como o CERTIFICADO, ou a CERTIDÃO DE CASAMENTO CIVIL, devem ser entregues no Cartório Paroquial da Sé, o mais tardar até duas semanas antes da celebração.

5. A organização do Processo Canónico bem como a própria celebração comportam algumas DESPESAS que variam consoante os documentos necessários, a proveniência dos noivos e a igreja da celebração. Sempre que solicitado, os noivos receberão o recibo correspondente. Tudo deve ser regularizado antes do casamento.