Acólitos

A palavra ‘acólito’ vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.
Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações.
Durante a missa, o acólito está sempre atento ao que o bispo ou o presbítero precisam, para lhes apresentar umas vezes o missal, outras vezes as coisas que eles hão-de colocar no altar, ou para os acompanhar quando vão distribuir a comunhão aos fiéis.

A nossa paróquia tem um grupo de acólitos, que serve as celebrações litúrgicas na Sé e na Igreja de Santo Agostinho. Têm mensalmente os seus encontros de formação e estão também presentes nas celebrações diocesanas. Anualmente, participam na Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima (1 de Maio) e na Assembleia Diocesana de Acólitos (finais de Setembro ou inícios de Outubro).