Comunicado às Paróquias de Leiria e Cruz da Areia

Caros paroquianos de Leiria e Cruz da Areia,

Estamos a viver uma situação profundamente desafiante, em que somos confrontados com vários tipos de sofrimento.

Neste momento, sentimos ainda maior necessidade de viver na proximidade de Deus e na esperança que d’Ele nos vem. Só assim poderemos lidar com o sofrimento próprio e levar aos outros a consolação de Deus. Uma vez mais, somos chamados a renovar a nossa vida de oração e de encontro com Deus, de forma pessoal e, sempre que possível, familiar. Ao mesmo tempo, precisamos de criatividade para desenvolver novas formas de presença e ajuda aos outros.

Como é do conhecimento de todos, e até indicação em contrário, as celebrações com a presença do povo estão suspensas. O mesmo se aplica a todas as atividades comunitárias, que, sempre que possível, passarão a funcionar em modo digital.

Para a vivência das próximas semanas, damos algumas indicações práticas e sugestões:

Celebrações da Eucaristia

Aos domingos, às 11h30, iremos transmitir a celebração da eucaristia nas páginas do facebook das duas paróquias. O lugar da celebração será alternado entre a Sé e a igreja da Cruz da Areia. Convidamos todos os que puderem a participar a partir de suas casas. Quem não o puder fazer, não deixe de acompanhar alguma celebração transmitida pela televisão.

Nos dias de semana, os sacerdotes que estamos ao serviço destas duas paróquias continuaremos a celebrar em privado e rezaremos por toda a comunidade, pelos profissionais de saúde e por quantos estejam a viver estes momentos com maior sofrimento físico ou espiritual. Em cada dia, teremos também presentes as intenções que já nos tinham sido pedidas ou que venham a ser pedidas.

Sacramento da Reconciliação (confissão)

O Sacramento da Reconciliação (confissão) será administrado a quem o pedir através dos contactos dos respetivos cartórios. Tendo em conta a situação atual, recomenda-se que, sempre que espiritualmente for possível, cada pessoa faça o seu exame de consciência e se arrependa diante de Deus, e que recorra a este sacramento assim que a situação normalizar.

Celebração das exéquias

As celebrações das exéquias (funerais) terão lugar no cemitério ou, no caso de cremação, no crematório, com um grupo de pessoas muito reduzido. No entanto, alerta-se que estes momentos são sempre caraterizados por maior risco de contágio. Também nestes casos, se devem adequar os comportamentos com vista a uma maior moderação nas expressões de proximidade.

Catequese, escutismo, momentos de oração e outras reuniões

Todas as atividades serão continuadas, sempre que possível, por via digital.

Visitas aos doentes

As visitas e a distribuição da comunhão aos doentes só ocorrerão em casos mais urgentes.

Cartório Paroquial

Os cartórios paroquiais de ambas as paróquias estarão fechados para o atendimento presencial.

Para assuntos relativos à Paróquia de Leiria, os contactos são: 244 832 366/960450806, ou por mail: seleiria@net.sapo.pt.

Para assuntos relativos à Paróquia da Cruz da Areia, os contactos são: 960194507 ou por mail: igrejacruzareia@gmail.com.

Outras propostas:

· Ao longo do tempo, iremos anunciando outras iniciativas comunitárias, sempre em via digital.

·   Cada um, e cada família, é convidado a aprofundar a sua relação com Deus, sobretudo através da leitura e meditação da Sagrada Escritura. No site da Diocese, encontram propostas semanais de lectio divina que ajudam a preparar a liturgia do domingo seguinte.

·     É de grande ajuda, assegurar um tempo diário para a oração e, se possível, ter um espaço simples para esse fim.

·       A primeira solidariedade com os que mais sofrem passa através da nossa oração, onde os queremos ter todos presentes.

·    Tentemos fazer um esforço por estar mais próximos daqueles que podem estar mais sós, através do telefone ou de outros meios adequados.

Continuamos a caminhar em comunidade com a colaboração de todos, pelo que agradecemos também todas as sugestões ou propostas que queirais fazer.

P. Gonçalo Teixeira Diniz

P. Fábio Bernardino