Cónego Carlos da Silva: em jeito de memória…

1 Comentários

Recordar é trazer de novo ao coração. E quando recordamos pessoas ou factos que nos marcaram positivamente, a alma volta a brilhar.
Vem isto a propósito da passagem do 10º aniversário de falecimento do Dr Carlos Silva, era assim que habitualmente era tratado, ou simplesmente por Dr Carlos, entre colegas e alunos.
O Cónego Carlos da Silva (1928-2009), sacerdote, músico, natural de Minde, diocese de Leiria e distrito de Santarém, passou grande parte da sua vida em Leiria, dedicado sobretudo ao ensino no seminário diocesano, onde residia, e à formação e direcção coral na catedral. Foi nesta que o conheci. Pequeno na estatura, mas vibrante na voz, intenso no olhar e rigoroso quanto baste, chegava até a intimidar. Mas quem o conhecia de perto, descobria nele uma sensibilidade de artista, uma fé que chegava às lágrimas (lembro-me bem das Celebrações da Paixão do Senhor na Sé), um homem prendado de virtudes humanas e cristãs.
Talvez ainda não tivesse dez anos quando, acompanhando a minha avó paterna à missa das 12h, ganhei coragem para me aproximar do coro e, aos poucos, ganhei assento no banco da frente. Nasceu aí uma amizade que cresceu quando fui para o seminário e onde fui seu aluno e formando e, mais ainda, quando me tornei seu colega no Presbitério diocesano. Guardo com gratidão momentos, conversas, conselhos.
Os últimos anos foram marcados pela doença e sofrimento. Era difícil para nós vê-lo numa cadeira de rodas e com dificuldade no falar, alguém que amava cantar e dirigir. A sua partida, ainda que esperada, deixou-nos a todos com uma grande saudade. Fica-nos a sua notável obra de música litúrgica, a memória de um padre íntegro e a certeza de que as sementes que lançou em vários campos já começaram a dar fruto.

Pe. Pedro Viva



Outras notícias

1 comentário:

  1. Hoje tenho 55 anos e toco piano. E quando toco temas suaves vem-me à memória o Padre Carlos que fazia sempre um pequeno monólogo ao som do orgão na introdução dos cânticos que ele dirigia no coro na Sé Catedral de Leiria nas missas do meio dia. Grande Cónego grande músico e grande animador. Bem haja Padre Carlos.

    ResponderEliminar