O nosso bispo é cardeal!

D. António Marto foi criado cardeal pelo Papa Francisco no passado dia 28 de Junho, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Passará assim a pertencer ao denominado colégio cardinalício, que colabora de modo mais próximo e direto com o Santo Padre no governo da Igreja.
Com ele, foram investidos mais 13 novos cardeais. Na celebração, fizeram a sua profissão de fé e prestaram juramento, fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores.
Cada um dos novos 14 cardeais ajoelhou-se para receber o barrete cardinalício, de acordo com a ordem de criação: D António Marto foi o sétimo.
D. António Marto foi criado cardeal-presbítero com o título de ‘Santa Maria sopra Minerva’, uma igreja de Roma que já atribuída, no século XIX, ao cardeal Guilherme Henriques de Carvalho, 9.º patriarca de Lisboa, que foi bispo de Leiria.
Um pouco antes da celebração, o nosso bispo afirmara: «As comemorações do Centenário das Aparições de Fátima deram-me a oportunidade de ter duas audiências particulares com o Santo Padre, para preparar a sua peregrinação a Fátima e naturalmente falar dos pontos fortes do seu pontificado a partir da sua exortação apostólica Evangelii Gaudium».  Confessou também que nesses momentos foi sentida «uma sintonia muito profunda entre o Bispo de Leiria-Fátima e o Papa, nesta reforma profunda da Igreja que Francisco tem levado a cabo, segundo os pontos daquele documento, para chegar a uma Igreja mais evangélica, mais misericordiosa e mais próxima das pessoas».
D. António Marto considera importante «ter a convicção que é preciso ouvir mais as pessoas, acompanhar mais as pessoas, ser uma Igreja que sai de si e vai ao encontro de todos e procura construir pontes e diálogo com todos os povos, num momento em que a humanidade está muito fragmentada».