Batismos

No passado dia 31 de janeiro, a celebração das 11.30h na Sé foi marcada pelo batismo de onze crianças em idade de catequese.
Uma celebração repleta de alegria, fé, Espírito Santo, vivida em família e com a presença viva de Jesus, na chama do Círio Pascal, onde cada menino acendeu a sua própria vela.

O Batismo, sinal forte do amor de Deus, dom gratuito e sem condição do Criador, quer dizer ‘mergulho’ e, por isso, compreende-se facilmente que se trata de um compromisso, de uma iniciativa de Deus, que não quer outra coisa senão o bem dos seus filhos. É um momento que evidentemente marca todas as crianças, principalmente quando, apesar de a idade não lhes permitir perceber todos os ritos, lhes permite recordar este dia ao longo das suas vidas.

O Batismo celebra a entrada na Igreja, na família dos cristãos e, por isso mesmo, é indispensável que o desejo dos pais que apresentam o seu filho seja sincero, de tal modo que permitam ao seu filho avançar mais longe e, tanto quanto possível, que o acompanhem. Com o auxílio dos padrinhos e da comunidade cristã, eles poderão fazer este caminho admirável que lhes proporcionará o encontro com o Deus vivo e verdadeiro.

Mª Inês Pedro