Aos paroquianos de Leiria e Cruz da Areia

Caros paroquianos de Leiria e Cruz da Areia,

na presente situação, vimos, de novo, até vós, com uma saudação muito próxima e votos que possamos ultrapassar juntos todos os desafios que nos rodeiam e afectam em tantos modos.

Nestas circunstâncias, somos convidados a intensificar a nossa oração pessoal e familiar. Será dela que poderemos colher a força interior que necessitamos para nós próprios e para os outros.

Na próxima quarta-feira, iniciaremos a quaresma. Este tempo especial de preparação para a Páscoa pode ser uma ajuda suplementar para o nosso crescimento espiritual e para fortalecer a nossa capacidade de resiliência.

Como anunciámos no início do confinamento, temos estado a transmitir a eucaristia dominical nas páginas do facebook de ambas as paróquias. O lugar da celebração vai alternando entre as duas igrejas paroquiais (Sé e igreja da Cruz da Areia). Vários de vós têm-nos feito chegar ecos que tem sido positivo, pois ajuda a participar à distância numa celebração em que nos sentimos mais identificados pelo sentido de comunidade à qual pertencemos.

Por isso, continuaremos a transmitir as celebrações dominicais como temos feito.

Para uma melhor vivência da quaresma, apresentamo-vos algumas propostas concretas:

- Quarta-feira de cinzas: Nesse dia, 17 de fevereiro, às 21h00, será transmitida Missa, nos moldes habituais dos domingos, a partir da Sé;

- Retiro Popular: Este ano, não será possível reunir-se presencialmente em grupos. O convite é aproveitar o guião para encontros em modo digital, sempre que possível, ou para fazer em família ou individualmente. O guião encontra-se disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1Cm32vN0IqS-Zq4iPITW42y2l97gdAvFt5gYYsGZtLhs/edit

- Retiro Paroquial: Nos dias 27 e 28 de fevereiro, iremos organizar um retiro paroquial on-line. Nos próximos dias, daremos mais informações sobre as inscrições e os horários em que o mesmo decorrerá;

Esperamos que estas ajudas possam contribuir para uma vivência mais profunda da quaresma, no contexto em que nos encontramos.

Vivemos estes momentos em comunhão, pelo que continuamos à vossa disposição para tudo aquilo em que pudermos ser úteis.

Uma santa quaresma para cada um de vós e para as vossas famílias!

P. Gonçalo Teixeira Diniz
P. Fábio Bernardino
P. Augusto Gonçalves

PS: Pedimos que façais chegar esta mensagem a quem puder estar interessado. Obrigado