Comunicado às paróquias de Leiria e Cruz da Areia

Como cristãos, neste momento que vivemos, sentimos uma responsabilidade cívica acrescida de velar, não só por cada um de nós, mas, sobretudo, pelos mais frágeis e vulneráveis e de os proteger.
Esta consciência leva-nos a enfrentar a atual crise de pandemia com um espírito de autêntica caridade cristã e uma maior disponibilidade para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Nesse sentido, seguiremos com todo o rigor as indicações que vão sendo emanadas pelas autoridades de saúde. Em certos casos, pela consciência já referida, acreditamos que temos o dever moral de ir um pouco mais longe, desde que tal não traga consequências indesejadas mais graves.
Assim, tendo em conta os comunicados da Conferência Episcopal Portuguesa e do Bispo diocesano, tendo em vista a sua aplicação e outras medidas que consideramos necessárias devido às particularidades das nossas comunidades e ao contexto citadino em que se inserem, expomos o que se segue:

Celebrações da Eucaristia
As celebrações feriais e dominicais da eucaristia ficam suspensas até ser superada a atual situação de emergência. Os sacerdotes que estamos ao serviço das Paróquias de Leiria e Cruz da Areia continuaremos a celebrar em privado e rezaremos por toda a comunidade, pelos profissionais de saúde e por quantos estejam a viver estes momentos com maior sofrimento físico ou espiritual. Em cada dia, teremos também presentes as intenções que já nos tinham sido pedidas.
Mesmo que tal não tenha o mesmo valor e em circunstâncias normais não substitua a participação na eucaristia, todos são convidados a acompanhar as celebrações transmitidas pelos meios de comunicação social, nomeadamente a celebração dominical presidida pelo nosso Bispo que será transmitida pela internet.

Sacramento da Reconciliação (confissão)
O Sacramento da Reconciliação (confissão) será administrado a quem o pedir, nos horários habituais, na Sé ou no Convento de São Francisco, pois ambas as igrejas dispõem de condições que podem atenuar a transmissão de vírus nesse momento tão delicado. Mesmo com essas condições, não deixa de ser um espaço de risco. Por isso, recomenda-se, sempre que espiritualmente for possível, que cada pessoa faça o seu exame de consciência e se arrependa diante de Deus, e que recorra a este sacramento assim que a situação normalizar. As habituais celebrações comunitárias da reconciliação antes da Páscoa não se realizarão.

Celebração das exéquias
As celebrações das exéquias (funerais) terão lugar no cemitério ou, no caso de cremação, no crematório, com um grupo de pessoas muito reduzido. No entanto, alerta-se que estes momentos são sempre caraterizados por maior risco de contágio. Também nestes casos, se devem adequar os comportamentos com vista a uma maior moderação nas expressões de proximidade.

Catequese, momentos de oração e outras reuniões
A catequese de crianças, jovens e adultos, e todas as atividades a ela associadas, será suspensa até indicações em contrário.
O mesmo sucede com todas as outras reuniões e encontros previstos, grupos do Retiro Popular, oração do rosário comunitárias, via-sacra, etc. Em relação às festas da catequese previstas para os meses de abril e maio, oportunamente serão dadas indicações.

Visitas aos doentes
As visitas e a distribuição da comunhão aos doentes só ocorrerão em casos mais urgentes.

Escutismo
Todas as atividades estão suspensas.

“24 horas para o Senhor”
Esta iniciativa não se realizará.

Abertura das igrejas
Na Paróquia da Cruz da Areia, a igreja paroquial abrirá para a oração pessoal, às quintas-feiras, das 16h00 às 18h00.
Na Paróquia de Leiria as igrejas mantêm os horários de abertura habituais, com exceção da Sé, nos dias feriais, que abrirá às 8h30 e fechará às 19h00

Cartório Paroquial
Os cartórios paroquiais de ambas as paróquias estarão fechados para o atendimento presencial.
Para assuntos relativos à Paróquia de Leiria, haverá atendimento por telefone (244 832 366), durante os horários de abertura habituais ou por mail (seleiria@net.sapo.pt).
Para assuntos relativos à Paróquia da Cruz da Areia, o atendimento será por telefone (960194507) ou por mail (igrejacruzareia@gmail.com).

Todas estas orientações podem ser alteradas a qualquer momento, por indicação das autoridades de saúde ou diocesanas, ou por nova avaliação da situação local.

Esta situação causa-nos transtornos a todos e alterações de hábitos e planos. Na serenidade, à qual temos sido convidados insistentemente, queremos viver estas limitações e alterações num espírito de verdadeira quaresma. É outro modo de viver o ‘deserto’ a que nos convida a quaresma.
Pode ser também ocasião para aprofundarmos a oração pessoal e familiar, numa vivência mais interior e profunda. Não deixemos de viver neste espírito verdadeiramente cristão e solidário, pedindo ao Senhor que seja a nossa força neste momento mais difícil.
Rezemos por todos os que se dedicam aos cuidados de saúde, pelos que possam estar a sofrer mais ou vir a ser vítimas deste vírus e de outras doenças, pelos que sentem medo e também pelos que têm maior dificuldade em reconhecer a necessidade destas medidas agora apresentadas e de outras que venham a ser implementadas.
Continuação de uma Santa e verdadeira Quaresma!

P. Gonçalo Teixeira Diniz, Pároco
P. Fábio Bernardino, Vigário Paroquial