Verão com o Espírito Santo

0 Comentários

O início de julho marca a entrada numa época diferente na vida da nossa comunidade. A maior parte das atividades pastorais cessam para a pausa estiva e muitos de nós conseguem ter alguns dias de descanso; é tempo de férias!
No entanto, é bom não esquecermos que Deus não tira férias! E também nós não devemos tirar férias d’Ele! Bem pelo contrário, estas próximas semanas até podem ser um tempo de especial enriquecimento espiritual. Para isso, frequentemente é necessária alguma criatividade para organizar a nossa agenda, quer fiquemos em Leiria, quer estejamos fora: Seja para não deixar de participar nas celebrações eucarísticas, pelo menos ao domingo, seja para procurar leituras e outras formas de espiritualidade que possam enriquecer a nossa vida cristã, ou seja ainda para levar a cabo obras de voluntariado ou outros serviços.
Este tempo, para além de nos ajudar a recuperar as forças físicas, psíquicas e espirituais, também pode ser uma oportunidade para ir preparando o próximo ano pastoral. Como membros de uma comunidade paroquial, é possível que o Espírito Santo suscite em alguns de nós propostas e sugestões a apresentar à comunidade. Se for o caso, não deixemos de o fazer!
Mas o Espírito Santo também nos pode interpelar a novos compromissos e serviços a nível pessoal. O tempo de verão pode ser, deste modo, uma ocasião de crescimento e de descoberta de novos desafios, que nos levem a corresponder ao desejo do Senhor de que sejamos uma comunidade ativa e participativa, em que todos sintam que têm um lugar importante no seu seio e na sua missão ao serviço de todos.
Os apelos que o Papa Francisco vai fazendo com tanta frequência podem ser uma ajuda para estarmos nessa atitude de disponibilidade e de serviço.
Maria de Nazaré, a Mulher da disponibilidade a Deus, não deixará de nos acompanhar com o Seu amor materno e espírito de missão.
Votos de bom descanso para todos e, porque não, votos de que o Espírito Santo ilumine cada um e toda a comunidade!

Pe. Gonçalo Teixeira Diniz, 
pároco


Outras notícias

Sem comentários: