Uma Paróquia em Missão!

O título deste editorial é o lema que nos vai orientar para o Dia da Paróquia deste ano, que será já no dia 16 de junho: Uma Paróquia em Missão!

Não queremos que seja apenas um ‘lema’, nem que seja só uma frase que nos oriente para esse dia. Queremos, sim, que seja a característica, ou a ‘marca’, constante de toda a comunidade.
No Dia da Paróquia assinalamos, num modo especial, e em ambiente de festa, que somos uma comunidade cristã, que vive nesta cidade de Leiria. Somos muitos e participamos de modo diferente na vida da comunidade, mas todos fazemos parte dela.
Pertencer a uma comunidade cristã significa que temos laços que nos unem. O mais importante deles é a fé em Jesus Cristo, que nos aproxima uns dos outros, que cria novas relações, que nos enriquece com uma nova ‘cumplicidade’. Deste laço brotam outros, como seja o da amizade, que é tão importante e tão necessário.
Mas uma comunidade cristã nunca pode viver fechada em si mesma. Necessariamente, ela deve sentir o impulso a assumir a missão evangelizadora que Jesus Cristo nos confiou.
Ao longo do tempo litúrgico da Páscoa, o Tempo Pascal, fomos lendo e meditando vários textos dos Atos dos Apóstolos. Neles sobressai, num modo muito claro e estimulante, a dinâmica evangelizadora dos primeiros cristãos. Com o seu exemplo e com a mesma motivação e paixão que os alimentava, queremos ser nós hoje continuadores dessa missão.
No Dia da Paróquia, para o qual estamos todos convidados, celebraremos, por isso, a unidade na diversidade que nos é constitutiva, mas também a missão comum que temos. Também esta vivida na diversidade própria das realidades concretas em que estamos comprometidos e da vocação de cada um.
Que o Espírito Santo, cuja festa maior celebraremos no Dia de Pentecostes, nos una cada vez mais e aumente o fervor anunciador em todos.
A Nossa Senhora da Assunção, nossa Padroeira, confiamos cada um de nós, as nossas famílias e a nossa comunidade paroquial.

Pe. Gonçalo Diniz