Ser Paróquia...

0 Comentários


Aproxima-se o Dia da Paróquia e, com a ideia do encontro em festa, impõe-se a reflexão do que é Ser Paróquia…

Queremos e desejamos que Paróquia, enquanto Igreja, seja espaço de unidade, mistério de comunhão no Espírito, que une os homens com Cristo e entre si pelos laços da fé, da esperança, do amor, do serviço e da reconciliação, na multiplicidade das pessoas e das situações, numa solidariedade que ultrapassa os limites do espaço e do tempo.
Ser paróquia é ser comunidade e, é difícil ser comunidade... Envolve cedências, abertura ao outro, reconhecimento, participação, responsabilidade,… serviço. Implica um projeto de crescimento comum, em que todos se devem unir em torno da Palavra, tornando-a sua e motor da vida de cada um e do grupo que integra.
A Paróquia é, pois, um espaço agregador de um conjunto de projetos de (e em) crescimento, em que se interligam, partilham, constroem razões de vida e de fé… Ser paróquia, viver a comunhão, não é uma corrida de estafetas, em que uns passam o testemunho aos outros e deixam que eles continuem a prova… Não é disso que se trata! Trata-se de uma caminhada em que partilhamos os percursos, iluminados pelos dons, a cada um concedidos, pelo Espírito Santo.
A comunidade cristã só pode ser espaço de verdadeira humanidade se emergir, consistente e coerentemente, como lugar de aceitação acolhedora de uns pelos outros, possibilitando que a experiência real das pessoas na vida interna da comunidade, corresponda àquilo que se proclama e se celebra. É um espaço de interpelação constante.
A unidade da Igreja não é uniformidade, mas integração orgânica das legítimas diversidades “(…) é a realidade de muitos membros, unidos num só corpo, o único Corpo de Cristo (cf. 1 Cor 12,12)» É, pois, fundamental a capacidade de perceber e de tolerar a diversidade dentro da mesma fé, a abertura mental e espiritual a admitir que os caminhos de Deus não são exatamente os caminhos das minhas ideias e opções. Reconhecer o valor da pluralidade dentro duma Igreja que é comunhão, significa dar o espaço a todos mas, particularmente, aos que se apresentam como uma garantia de continuidade...
Trata-se de fazer uma opção afetiva e efetiva pelos jovens, considerando as suas potencialidades e capacidades, garantindo-lhes espaços adequados, atividades, metodologias, linguagens próprias, assegurando a sua participação e integração comunitária. Saibamos, em Paróquia, enfrentar desafios…
Pedimos às crianças e aos jovens da nossa Paróquia, mentes criativas por excelência, que nos ajudem a vencer a “mesmice” o “fez-se sempre assim…” e a encontrar novas e ousadas formas de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos de evangelizar e viver a fé. A Paróquia é um espaço de encontro, com Deus, connosco e com os outros  e…  A Festa da Paróquia pode ser, se assim o entenderem, o encontro com o vosso espaço de encontro!

Paula Ribeiro





Outras notícias

Sem comentários: