Festa da Paróquia 2019: uma comunidade festiva e empenhada

Já há dois anos que não tínhamos a nossa Festa da Paróquia, pois o ano passado estivemos todos envolvidos na Festa da Fé, da Diocese.
Com um tempo bem mais fresco do que é costume para esta época do ano, foi possível disfrutar de um dia em que sentimos que somos uma verdadeira comunidade em construção, a caminho e em missão.

Para nos lembrar os dons que muitos dos seus membros colocam ao serviço da Igreja, foi elaborado um placard (que se encontrava à direita do altar) com todos os serviços e organismos da nossa paróquia. Quando se vê sistematizado o trabalho envolvido na prestação dos cuidados a que muitos têm de dar resposta, fica-se maravilhado e agradecido pela generosidade.
No entanto, a perplexidade também nos inquieta, pois é preciso que mais pessoas se sintam envolvidas e, desta forma, permitam a renovação das equipas que se dedicam a estes serviços. Será que todos os que ali estavam sentiram que podiam dar um pouco mais de si? Queremos ser, para o próximo ano pastoral, os novos voluntários da paróquia nos seus muitos e variados organismos? Ficamos na nossa zona de conforto (já vamos à Missa, participamos em algumas festividades,…) ou somos impelidos a fazer mais?

No início da Missa que celebrámos às 11h30, foram muito expressivos os objetos simbólicos, as mensagens e as imagens que foram transportadas para a mesa das oferendas (do lado esquerdo do estrado onde se encontrava o altar) pelos representantes de cada um daqueles serviços.
Depois, a festa continuou com o convívio, a que não podia faltar a comida e doces variados, a par da música e dos divertimentos para os mais pequenos. Senti que talvez estivessem menos pessoas do que em outros anos, mas para quem lá esteve foi um dia muito bem passado, alegre e de confraternização, muito ao gosto português.

Graça Poças Santos