Jornadas Mundiais da Juventude

Entre os dias 22 e 27 de janeiro, ocorreu, no Panamá, a 34ª edição da Jornada Mundial de Juventude, o maior encontro internacional de Jovens com o Papa, promovido pela Igreja Católica.
Lançadas por João Paulo II, em 1985, tendo a sua primeira edição em Roma, em 1986, as várias edições da Jornada Mundial da Juventude tornaram-se, ao longo dos anos, para muitos jovens, uma oportunidade de encontro com Cristo e com os irmãos, em Igreja.
Da nossa Diocese de Leiria-Fátima, participaram nesta edição da Jornada Mundial da Juventude no Panamá 4 jovens, que se juntaram aos 300 portugueses, provenientes de 12 dioceses e quatro movimentos, acompanhados por seis bispos.
Depois de cerca de 11 horas de avião, os nossos peregrinos aterraram em solo panamense. Acolhidos por famílias locais, participando nas dinâmicas próprias da Jornada Mundial da Juventude como são as catequeses com os Bispos, o encontro dos portugueses, a missa inaugural, a grande vigília noturna e a missa de envio, presididas pelo Papa, viveram dias intensos de partilha de fé com milhares de jovens de todo o mundo que, apesar de virem de diferentes proveniências, percorrem os mesmos caminhos ao encontro de Cristo e dos irmãos. A Jornada Mundial da Juventude é isto mesmo: uma experiência da universalidade da Igreja, uma explosão de juventude, uma manifestação clara do rosto jovem da Igreja Universal, peregrina no mundo, na multiplicidade dos seus rostos.
Na celebração de envio - a missa conclusiva da Jornada - houve uma feliz notícia: a da confirmação de que a próxima Jornada Mundial da Juventude será em Portugal, mais propriamente em Lisboa, em 2022. É tempo de nos alegrarmos, e de colocarmos mãos à obra para acolher todos os jovens que virão peregrinar a Portugal.
Todo o tempo de caminhada até lá, será uma oportunidade de revitalização da nossa Igreja e, por conseguinte, da nossa Diocese, que tem colocado os jovens no centro das atenções. Mas não nos iludamos: não fiquemos de braços cruzados, no sofá, a aguardar a vinda da Jornada, mas comecemos desde já a prepará-la, numa caminhada ao encontro de Cristo e dos irmãos.
Por isso, na alegria de termos sido escolhidos para acolher a próxima Jornada Mundial da Juventude, assumamos a responsabilidade de nos pormos já a caminho. Estimulemos os nossos jovens, demos espaço à sua capacidade de pôr mãos à obra, de sonhar e de transformar as coisas já agora, não apenas em 2022, pois, como disse o Papa na missa de encerramento da Jornada do Panamá: «Vós, queridos jovens, não sois o futuro. Gostamos de dizer-vos: “Sois o futuro….” Mas não é verdade! Vós sois o presente! Não sois o futuro de Deus; vós, jovens, sois o agora de Deus. Ele convoca-vos, chama-vos nas vossas comunidades, chama-vos nas vossas cidades, para irdes à procura dos avós, dos adultos; para vos erguerdes de pé e, juntamente com eles, tomar a palavra e realizar o sonho que o Senhor sonhou para vós».
Que possamos chegar a 2022 com as solas dos pés gastas, de todo o caminho percorrido até lá. Que possamos acolher a Jornada com um espírito renovado pela presença constante de Jesus, que faz novas todas as coisas. Não aguardemos simplesmente a vinda da Jornada, façamos já Jornada, agarrando a bela aventura da fé.

Pe. Eduardo Caseiro