Um verdadeiro discípulo de Cristo

Dentro da celebração do centenário do nascimento do Reverendo Cónego Gaspar, é bom deixar registado algum do bem que muitos recebemos de Cristo, por seu intermédio. Por serem numerosos, vou mencionar, pelo menos, alguns deles.

Tive o privilégio, durante alguns anos, de ter colaborado de muito perto com o Senhor Cónego Gaspar. Refiro a minha colaboração no Centro Paulo VI, como membro da Direção; na Comissão de Gestão de O Ninho; no Conselho Fiscal; e na Assembleia Geral. Também nas equipas de liturgia da Sé Catedral de Leiria e, por seu convite, nos ministros extraordinários da Comunhão da nossa diocese.
Do “professor” Cónego Gaspar, vem-me à memória o que muitos de nós recebemos de formação para leitores nas missas: o modo de apresentação, de leitura, de expressar a palavra, mediante leituras antecipadas, devidamente analisadas e corrigidas.
Também saliento o seu entusiasmo nas obras que foram feitas na Sé Catedral de Leiria, e que tão bem resultaram, sempre com a perseverança do Senhor Cónego Gaspar. Antes do início das mesmas, preocupava-o o “já agora…”. Esta sua expressou ficou-me gravada, porque não a conhecia. Perante a minha interrogação quanto ao seu significado, disse: “já agora…” quer dizer se acrescentarmos mais isto ou aquilo fica melhor, ou a alteração desta ou daquela cor ou forma, etc. fica melhor.
Quero ainda deixar registado todo o entusiasmo e colaboração que deu na construção da Igreja da Cruz da Areia.
Por fim, lembro, com muita gratidão, o amparo que me deu, num período muito difícil que se passou na minha vida, resultante de um acidente de viação.
Bem-haja Senhor Cónego Gaspar.

António Ribeiro