Festa de São Francisco

No passado dia 04 de Outubro, celebrou-se a festa de São Francisco, com Eucaristia Solene, no Convento Franciscano da Portela.
Presidida pelo Senhor Bispo António Marto, a celebração eucarística contou com a participação de um grande número de sacerdotes diocesanos e de um elevado número de fiéis que se quiseram unir à Fraternidade que segue a Regra do Santo de Assis.
Esta Solenidade deu também o mote para a congregação festiva dos vários membros da Família Franciscana de Leiria, nomeadamente, as Irmãs Clarissas (Monte Real), os irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular e os jovens da Jufra que, juntamente com os benfeitores e amigos da Fraternidade, se uniram em acção de graças pelo dom da vida e vocação daquele que imprimiu na Igreja e no mundo um estilo de seguimento radical do Evangelho.
Este ano contou também com a participação dos pais/educadores, crianças e adolescentes afectos ao Centro de Catequese de São Francisco da Paróquia de Leiria, dando assim início ao ano catequético em curso. Este facto não passou despercebido a quantos e tantos costumam celebrar este dia, pelo número elevado de crianças e adolescentes que compunham a assembleia.
Também o Senhor Bispo, ao iniciar a Homilia, não deixou de se dirigir aos mais pequeninos, acolhendo-os neste novo ano e exortando-os a aprenderem com São Francisco a ser amigos de Jesus. Dirigindo-se, depois, aos adultos, destacou particularmente os frutos reformadores que a vocação de Francisco teve na Igreja. Ao ouvir do Cristo Crucificado: “Vai e reconstrói a minha casa que, como vês, está em ruínas”, Francisco primeiramente começou por reconstruir os templos de pedra, percebendo depois que o Senhor o enviava a reconstruir os corações crentes, através do revigorado apelo ao Evangelho que brotou da sua vocação e missão. Também hoje, alertava o Cardeal Dom António Marto, a Igreja necessita deste apelo evangélico, quando a reforma de Francisco, o Papa, se defronta com o clericalismo emergente de pequenas elites. Por isso, o mesmo Evangelho, que outrora cativara o jovem Francisco de Assis, é para nós uma fonte inesgotável de Vida e de Santificação.
Terminada a Eucaristia e alimentado o espírito, era a hora de alimentar o irmão asno, que na linguagem do Poverello de Assis é o corpo. Claro está que, mais do que o alimento corporal, o jantar serviu para alimentar relações fraternas. Tratando-se do aniversário da Páscoa do nosso Pai São Francisco, não deixou de haver um bolo, fraternalmente confeccionado pelas nossas irmãs e filhas de Santa Clara que, desde o recôndito da clausura, adoçam a humanidade com a sua consagração contemplativa.
São Francisco de Assis, rogai por nós.

Fr. Sérgio Góis