Mensagem do nosso Bispo para a Quaresma (resumo)

Datada de 9 de Fevereiro, a mensagem de D. António Marto para a Quaresma de 2018 intitula-se «Igreja em caminho rumo ao fogo da Páscoa» e começa por dizer que este período não são 40 dias de tristeza e de austeridade.
«Ao contrário, é uma bela ocasião para um renascimento espiritual, pessoal, familiar e social. Em verdade, não nos põe fora do mundo. Antes, mergulha-nos no coração do mundo para que estejamos aí presentes à maneira de Jesus Cristo», continua.

Alerta depois para o vírus do resfriamento do amor nos corações e nas relações. «Nas páginas dos jornais e nos écrans da televisão, é-nos mostrada até à saciedade a difusão da iniquidade sob as mais variadas formas de violência, de injustiça, de pobreza imerecida, de desonestidade e corrupção, de solidão. São sintomas de um vazio espiritual, de uma mentalidade de indiferença em relação a Deus e ao outro».
O nosso bispo convida-nos, diante deste cenário, a fazer um exame de consciência. «Se porventura detetamos em nós e ao nosso redor os sinais aludidos, a Quaresma oferece-nos “o remédio doce da oração, da esmola e do jejum” para a nossa cura», como já refere o Papa Francisco na sua mensagem para a mesma ocasião.
«A oração mais intensa ajuda-nos a descobrir a nossa verdade e “as mentiras secretas com que nos enganamos a nós mesmos” e a abrir-nos ao fogo do amor que Deus acende nos corações (…). O jejum não está fora de moda. Numa sociedade de consumismo devorador não é mera questão de se privar de carne ou de comida, mas estilo de vida sóbrio (…). Por fim, a esmola é hoje entendida como partilha do que somos e do que temos com os irmãos necessitados, sem esperar contrapartida». Nesse sentido, o bispo informa que a coleta da renúncia quaresmal deste ano na Diocese será destinada, através da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, aos cristãos perseguidos no Iraque e no Paquistão, onde vivem em condições das maiores carências. «Demos testemunho corajoso de generosidade! E apoiemo-los também com a nossa incessante oração».
Por fim, convida-nos para a Peregrinação Diocesana a Fátima, que ocorrerá a 18 de Março. «Em consonância com a celebração do Centenário da restauração da Diocese, peregrinaremos sob o lema “A alegria de ser Igreja em caminho com Maria”, nossa Padroeira sob a invocação de Nossa Senhora de Fátima.(…) Será um momento particular de graça na companhia da Mãe da Igreja».