Cinco Primeiros Sábados

Neste novo ano de 2017, e nos meses que antecedem as celebrações do centenário das Aparições de Fátima, promovemos a prática devocional dos Cinco Primeiros Sábados.

A Mensagem de Fátima

Nas suas seis aparições em Fátima, a Virgem Maria vem retomar o apelo de Cristo no Evangelho ao arrependimento e à conversão, num mundo onde o ódio e a guerra atormentam a humanidade. Como motor de mudança, Nossa Senhora pede oração, nomeadamente a oração do terço, como súplica pela conversão dos pecadores.

A referência à atitude da consolação ou desagravo está já presente nas aparições do Anjo em 1916 e intensifica-se nas aparições à Ir. Lúcia em Pontevedra e Tuy, onde ganha particular destaque o coração materno de Maria,  que ama os seus filhos e deseja conduzi-los para Deus. Por isso, torna-se necessário desagravar este coração que nada mais quer que a salvação da humanidade. Unir-se a Maria neste desejo é colaborar com o próprio Deus, que usa de misericórdia para com todo aquele que, de coração arrependido, se volta para Ele.

O Imaculado Coração de Maria

É na aparição de 13 de Junho 1917, que Nossa Senhora se refere explicitamente o seu Imaculado Coração:
 «Ele [Jesus] quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração».
«À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem-lhe cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria reparação».
Em 13 de Julho, anuncia o futuro pedido da devoção dos Primeiros Sábados:
«Para a impedir [a guerra], virei pedir a consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados».
A 10 de Dezembro de 1925, já como religiosa doroteia, em Pontevedra, Espanha, a Ir. Lúcia teve uma aparição, da qual faz a seguinte descrição:
«Apareceu-lhe a Santíssima Virgem e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A Santíssima Virgem, pondo-lhe a mão no ombro e mostrando, ao mesmo tempo, um coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos.»

«Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e diz que todos aqueles que durante cinco meses, ao primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze Mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas».
In Memórias da Ir. Lúcia

O que é pedido em concreto?

Nos primeiros sábados de cinco meses consecutivos:

Confissão (além do necessário para uma boa confissão, como o arrependimento sincero, ter também a intenção de desagravar o Coração Imaculado de Maria; deve ser realizada até 8 dias antes ou depois de cada 1º Sábado)

Comunhão (em estado de graça e com intenção de reparar o Coração Imaculado de Maria)

Oração do Terço (como Nossa Senhora pediu nas aparições de Fátima)

Meditação de 15 minutos nos Mistérios do Rosário (“fazer companhia” a Nossa Senhora, meditando na vida de Cristo. A meditação pode ser de um só Mistério, de vários ou de todos. Pode também fazer-se por cada Mistério do Terço uma meditação de 3 minutos)

Esta devoção só fará sentido se integrada no todo da Mensagem de Fátima, tendo por isso como principais objetivos:

- A conversão da própria vida ao Evangelho de Cristo (Oração, Penitência e Conversão)

- Aprofundamento da fé, individual e comunitariamente (pela Palavra e pelos Sacramentos)

- Consciência mais forte da corresponsabilidade de todos pela conversão de todos

- Reparação/consolação/ desagravo – dar sem medida, não esperando nada em troca: o “puro amor”, ao jeito dos Pastorinhos de Fátima

Programa na Paróquia

7 de Janeiro – Sé