Festa da Paróquia

0 Comentários



Quando me sugeriram que refletisse sobre a Festa da Paróquia de Leiria pareceu-me algo fácil de testemunhar… ajudei a preparar, participei, … arrumei… mas quando me sentei para escrever … surgiram muitas dúvidas… o que é que eu escrevo? O programa da festa disse tudo o que foi oferecido… a única e especial novidade reside no número muito significativo de pessoas que responderam ao convite da Paróquia.
Este ano a festa mudou de espaço… o sentimento de que a Paróquia deve ser um espaço aberto a todos foi uma das motivações que nos levou a trocar os Claustros da Sé pelo verde das margens do rio do Jardins de Santo Agostinho. Valeu a pena… pelo trabalho, pela mobilização, pelas dificuldades logísticas, … valeu a pena.. porque foram todos estes motivos que nos aproximaram, nos obrigaram a discutir, a ouvir, a inventar estratégias e respostas… 
 
Habituámo-nos à ideia de festas em que as paróquias celebram e honram os seus Santos, enfeitando-os e trazendo-os em procissão que se assumem como caminhadas de louvor e agradecimento a Deus pelos Santos da Igreja. 


A nossa festa é a Festa da Paróquia…festejamos o encerramento da catequese enquanto espaço de crescimento e evangelização e festejamos a Paróquia.

A paróquia de Leiria, à semelhança de outras paróquias de cidade, tem dificuldade em delimitar as suas “fronteiras geográficas”, já que responde a um conjunto alargado de pessoas que habitam a paróquia por razões afetivas e outras, impostas pela vida pessoal e profissional das famílias. A catequese acolhe um conjunto alargado de crianças, cujos pais trabalham em Leiria mas não vivem no espaço geográfico da paróquia… o mesmo acontece com praticamente todos os outros movimentos… As pessoas não têm aqui as suas raízes e por isso é difícil a uma “paróquia de acolhimento”, criar a sua própria identidade e construir uma verdadeira comunidade. Este é o nosso grande desafio… implicar os filhos para conquistar as famílias… e promover momentos e eventos que congreguem a comunidade … A festa da Paróquia foi disso um bom exemplo… 

Foi uma oportunidade em que a Paróquia que ConVida se apresentou Com Vida. Foi possível conhecer um pouco mais e melhor as potencialidades da comunidade que ativou as redes de comunicação e partilha entre as pessoas e os grupos. Procurámos alargar o grupo, pedir ajuda, congregar recursos, motivar, responsabilizar Grupos e Movimentos… e festa aconteceu… e nela todos nos sentimos implicados… Sentindo que somos meros instrumentos … a obra é de Deus.
Juntos…rezámos, cantámos, dançámos, brincámos, servimos e comemos… festejámos a Paróquia que somos… e queremos continuar a construir! 


Num tempo em que temos vindo a ter o privilégio de acolher as outras paróquias e grupos que peregrinam até nós para entrar pela Porta Santa e “descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um” (Papa Francisco), a paróquia de Leiria tem que dar sinais de alegria, de festa e, ao mesmo tempo, que se abre às outras paróquias se consiga abrir a todos os que a escolhem como “a sua Paróquia”…  

Paula Ribeiro


Outras notícias

Sem comentários: