A Civilização Sobrevivente

1 Comentários


O nosso Agrupamento de Stº Agostinho viveu mais uma grande actividade, nos últimos dias 25, 26, 27 e 28 de Junho. 

Acagrup’16, actividade que normalmente realizamos de 2 em 2 anos, onde juntamos todas as secções do agrupamento e que vai sendo preparada por todos ao longo do ano, desde a criação do imaginário até à realização do mesmo.
"A civilização sobrevivente" foi o imaginário escolhido para esta aventura, onde cada secção representou uma civilização. Os lobitos os Egípcios, os exploradores os Índios, os pioneiros os Vikings e os caminheiros os Romanos.

«Num cenário pós-apocalíptico, os Egípcios, os Índios, os Vikings e os Romanos viram os seus “habitats” completamente destruídos e se encontram desesperados por um sítio habitável e propício à sua fixação. Tendo tido conhecimento da Atouguia da Baleia, todas as civilizações decidiram partir rumo a esse mesmo lugar, numa tentativa de a colonizarem, tornando-se a sua nova região».

Tendo em conta este imaginário, os dias foram sendo preenchidos da seguinte forma: 

1º dia, o Êxodo, a fuga das civilizações em busca de um habitat melhor, a viagem até ao local da actividade, a montagem de campo e as apresentações das varias civilizações, desde os costumes, a gastronomia, até aos hinos e trajes.

O 2º dia, a Terra prometida, em que juntos partimos à descoberta do local que nos acolhia, fazendo vários jogos ao longo da vila da Atouguia, o que nos proporcionou um melhor conhecimento da mesma. Fizemos canoagem na barragem, terminando o dia com a celebração da Eucaristia em campo, presidida pelo nosso assistente.

O 3º dia, o Gaudium, a alegria da descoberta e da aventura, com um belo passeio de barco até à ilha das Berlengas.



O 4º dia, o Renascer, onde percebemos que juntos somos mais fortes e que o que nos unia ali era o mesmo objectivo, não fazendo mais sentido a existência de 4 civilizações, mas de uma só.

E assim terminou mais uma atividade de agrupamento e com ela mais um ano escutista, onde decerto saímos todos mais ricos com as experiências que fomos vivendo e partilhando nesta grande família que somos!



Cláudia Silva, chefe de Agrupamento 1198 St. Agostinho






Outras notícias

1 comentário: