Visita da Imagem Peregrina – testemunhos

0 Comentários

Os dias 1, 2 e 3 de Maio revestiram-se, para a nossa paróquia e vigararia, de especial emoção, com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que finaliza nos próximos dias o seu périplo pelas dioceses portuguesas, ainda antes da grande peregrinação aniversária de 13 de Maio, na Cova da Iria.

Desde a sua apoteótica receção em frente à Câmara Municipal de Leiria, no Domingo ao final da tarde, até à celebração vicarial de despedida, terça-feira, na paróquia dos Pousos, muitas foram as preces, os cânticos, os sorrisos, as lágrimas ou simplesmente os olhares dirigidos à Mãe de Deus que, como outrora visitou Isabel, também por estes dias se fez nossa hóspede. 
Recolhemos uma série de testemunhos na primeira pessoa de algumas pessoas da Paróquia de Leiria e da Cruz da Areia que, de uma forma ou de outra, viveram esta proximidade para com Maria, que não abandona os seus filhos, mas sempre os conduz até Cristo.

A presença da imagem de Nossa Senhora provocou em mim uma onda de emoção e de alegria. Mas não posso ficar pela emoção! Compreendi mais como a Mãe do Céu é um caminho seguro para Deus, na minha vida quotidiana.

Foram momentos de grande graça! Senti que não posso ser uma cristã mais ou menos mas que deverei refletir a minha vida e agir à luz do Evangelho.

Há momentos difíceis de traduzir em palavras e este é um deles. Foi uma visita muito curta e talvez por isso me fez sentir alguém privilegiado por poder estar ali. Poder receber aquele sorriso de Maria, que nos envolve e nos faz transbordar de alegria, sorriso que sinto que ela nos pede para levar aos outros...
Por impulso, penso em tudo o que lhe posso pedir mas, olhos nos olhos, sem nada dizer e sem nada pensar, apenas consegui agradecer: AVÉ MARIA!


Mais do que a alegria estampada no rosto de crianças e graúdos por receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a emoção de receber a Nossa Mãe na nossa humilde paróquia foi sem dúvida o que mais se destacou. Mãe que transmite paz, que acalma os inquietos e zela pelos fragilizados. A sua infinita misericórdia invadiu os corações de todos os presentes, sendo por isso sem dúvida um momento único de intimidade que cada um de nós teve o privilégio de viver.

A visita da Imagem da Virgem Peregrina fez-nos reviver de forma muito sentida e renovada a devoção a Nossa Senhora de Fátima, reconhecendo que interiormente o seu carinho e o seu amor de Mãe nos tocou de forma muito marcante.

Foi gratificante ver que, durante as 18 horas em que esteve na Sé, houve sempre uma grande presença de pessoas que a veneraram. Aproveito a oportunidade para agradecer a presença de todos.A imagem da Nossa Mãe partiu, mas deixou no coração de todos nós o calor e a proximidade da sua presença. Obrigada pela visita, Mãe querida!

Sabendo que percorreu as diversas dioceses do país, quando vi a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, senti que estava a ser convidado a fazer parte e a fortalecer os laços de união, com a vasta comunidade cristã, tal como uma mãe que deseja ter os seus filhos sempre junto a si.

Na minha memória vai ficar a multidão em procissão a caminho da Sé, vibrante de alegria e de emoção, qual prenúncio do mesmo acolhimento fervoroso a ser vivenciado em todos os actos do programa. Mas tão depressa não irei esquecer o encanto e a densidade espiritual da celebração de despedida (da Sé). Naquela meia tarde de segunda feira, o P. Gonçalo soube ler os sinais do momento, “porque a paróquia tinha de se despedir” da imagem da Senhora do Rosário, prestes a deixar-nos. E como foi tudo tão belo e delicioso! Uma despedida sentida e deliciosa, um maravilhoso encantamento! “Mãe, que fiques Tu, em nossos corações”.


A imagem de Nossa Senhora provoca sempre em mim um misto de grandes emoções. Aquele seu sorriso, aquela ternura, o seu amor toca no mais fundo do meu coração. E eu canto, eu choro, eu rio…eu amo-te minha Mãe. Eu não te resisto.

Ó Virgem, Mãe da Ternura e da Misericórdia, Senhora do Sim, Porta do Céu, esta vossa visita foi para mim momento de grande bênção, forte oração e revitalização da minha fé, como membro desta comunidade e no serviço desta grande família que é a Igreja do vosso Filho, Jesus.
É com o coração cheio de paz, amor e muita alegria que digo: OBRIGADO Ó VIRGEM PEREGRINA.

Era dia da Mãe, o dia em que os filhos visitam as mães… Mas os filhos e filhas de Leiria puderam viver a felicidade de serem visitados pela MÃE …
Obrigada MÃE… pela ternura que despertas nos olhos de quem te olha…
Pela humildade que nasce nas mãos de quem te oferece uma flor…
Pela paz com que inundas os que te contemplam … pelo conforto, pela coragem, pela luz que nos emprestas…
Obrigada MÃE …porque sabes reunir a Tua família e a Tua presença mobiliza, sensibiliza, enternece…Ajuda-nos a não Te deixar partir... Fica connosco MÃE!





Outras notícias

Sem comentários: