A festa da Eucaristia nas ruas da cidade

Quatro anos após a suspensão do feriado nacional, o regresso da festa do Corpo de Deus ao 60.º dia após a Páscoa traduziu-se numa enorme manifestação de piedade popular dos fiéis diocesanos.

Já o início do cortejo subia a escadaria da Catedral e o pálio, debaixo do qual seguia o Santíssimo Sacramento, ainda não tinha saído do Parque da Cidade. Foi ali que se celebrou a Missa da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no passado dia 26 de maio, participada por mais de cinco mil fiéis diocesanos.

Na Homilia, D. António Marto partiu do tema da festa que juntou 340 crianças da catequese: “Vamos cear com Jesus”, para aprofundar o sentido do sacramento da Eucaristia.
“Na ceia da despedida, Jesus deixou a sua presença feita dom no sinal do pão para permanecer no meio de nós para sempre. O sinal do pão é simples mas belo e eloquente: diz-nos que Jesus é para nós Pão da Vida, como alimento que sustenta e fortalece a nossa vida espiritualmente”, lembrou o Bispo diocesano, ao sublinhar a importância na Igreja da comunhão com a Jesus Cristo e com os irmãos.

À passagem do Santíssimo Sacramento, as pessoas que ladeavam as ruas acompanhavam-No solenemente com o olhar, em recolhimento e oração. O silêncio popular fazia sentir o aroma das pétalas que perfumavam a calçada e perceber o perfume de uma fé que saía, briosa, às ruas da cidade.
Na chegada à Catedral, um outro momento de adoração silenciou um Largo da Sé lotado e concluiu a solenidade, quando o Bispo elevou a custódia e benzeu todos com o Santíssimo Sacramento.

Diogo Carvalho Alves
Presente Leiria-Fátima