Ecumenismo, caminho para a Unidade

“Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor” (Cf. 1 Pedro 2,9) é o tema proposto para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre de 18 a 25 de janeiro.

Em 1908, os anglicanos Spencer Jones e Lewis Thomas promoveram oito dias de oração pela unidade dos cristãos nos dias que antecedem o 25 de janeiro (festa da conversão de São Paulo). Posteriormente, Watson converteu-se ao catolicismo e foi instituída na Igreja Católica a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
O Movimento Ecuménico visa à união de todos os fiéis em Cristo. O Papa Francisco afirmou que a obra de unidade das igrejas cristãs está nas mãos do Senhor e que aos cristãos resta colaborar e confiar. «Se não caminhamos juntos, se não rezamos uns pelos outros, se não trabalhamos em muitas coisas que podemos fazer neste mundo para o povo de Deus, a unidade não virá».
Jesus deixou-nos o Mandamento do Amor como caminho para a Unidade. Só no amor recíproco é possível desvalorizar as questões relativas, que estão na origem da separação das igrejas, e fomentar o “diálogo de vida”. Segundo o teólogo católico Enrique Cambón, “Trata-se de um diálogo que – antes de se estabelecer entre as diversas tradições cristãs – se realiza entre as pessoas: um diálogo de vida, que faz com que nos encontremos, que nos torna capazes de nos descobrirmos reciprocamente, de encontrarmos pontos de unidade nas nossas tradições, e de vivê-los juntos. Além das relações pessoais e comunitárias, o “ecumenismo de vida” manifesta-se na ação social conjunta de católicos e evangélicos em favor de uma comunidade.”

Manuela Ribeiro