“Tesouro em vasos de barro”

No passado dia 24 de Abril, pelas 21h30, no Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, teve lugar uma vigília vocacional vicarial, enquadrada na 52ª Semana de Oração pelas Vocações.

Com três momentos distintos na reflexão – “Sonhados por Deus”, “Habitados por Deus” e “Enviados por Deus” – a vigília, partindo da Sagrada Escritura, levou os participantes a reconhecer o nosso Deus como Aquele que nos molda, à semelhança do oleiro que trabalha o barro. E foi partindo desta imagem, presente no Livro de Jeremias, que se lançou o convite a cada um de moldar com algum barro um objeto com significado especial para si, presente na sua história de fé.

Num segundo momento, a Ir. Maria Manuel, dominicana de Santa Catarina de Sena, partilhou o seu testemunho vocacional, contando como descobriu o tesouro da vocação que Deus lhe confiou e que procura hoje colocar ao serviço da Igreja, sobretudo pelo trabalho que desenvolve no Colégio de Nossa Senhora de Fátima.

Depois de todos terem levado ao altar as figuras moldadas com o barro, expôs-se o Santíssimo Sacramento e houve silêncio, para que Cristo falasse ao coração de cada um, dando-lhe a conhecer os seus caminhos e escutando a súplica ardente pelas vocações na Igreja, em toda a sua diversidade.

Ainda antes da bênção, na oração universal, proferida por uma família, rezou-se para que o Senhor concedesse a todos a graça de serem sempre fiéis à vocação a que foram chamados e para que o testemunho cristão sirva de estímulo a que os outros sigam os passos de Cristo.

Foi com o propósito de perseverança nesta oração uns pelos outros, para que nunca se perca o tesouro presente no vaso de barro que é cada um, que no final como último gesto cada pessoa ficou com uma figura de barro, moldada na vigília por um outro.

A celebração foi presidida pelo Pe. Davide Gonçalves, responsável pela pastoral vocacional na Vigararia de Leiria, e animada com o canto pelo Grupo de Jovens da Barreira.