O Consagrado na vida e missão da Igreja

O Ano da Vida Consagrada começou a 30 de novembro de 2014 termina a 2 de fevereiro de 2016.

No próximo dia 2 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Consagrado.
Este dia assume especial relevância por estar inserido no Ano da Vida Consagrada, iniciado a 30 de novembro de 2014 e que terá o seu termo a 2 de fevereiro de 2016.
A Nota Pastoral da CEP refere que a «Vida Consagrada» está colocada mesmo no coração da Igreja, como elemento decisivo para a missão, visto que exprime a íntima natureza da vocação cristã. E continua a ser um dom precioso e necessário também no presente e para o futuro do povo de Deus, porque pertence intimamente à sua vida, santidade e missão. Os consagrados são chamados a assumir, na radicalidade do seu ser, a mesma exigência que é feita a todos os discípulos de Cristo, no horizonte das bem-aventuranças: «Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste» (Mt 5,48). A vida de consagração em castidade, pobreza e obediência, seguindo de perto o estilo de vida de Jesus Cristo, é um tesouro para a vida e missão da Igreja.

Na carta que o Papa Francisco escreveu aos consagrados encoraja também os leigos a viver este Ano da Vida Consagrada como uma graça que os pode tornar mais conscientes do dom recebido. Diz o Papa: «Celebrai-o, com toda a «família», para crescerdes e responderdes juntos aos apelos do Espírito na sociedade atual. Em determinadas ocasiões, quando os consagrados de vários Institutos se reunirem uns com os outros neste Ano, procurai estar presente também vós como expressão do único dom de Deus, a fim de conhecer as experiências das outras famílias carismáticas, dos outros grupos de leigos e assim vos enriquecerdes e sustentardes mutuamente».

Ir. Conceição Mesquita