Escuteiros: Promessas e Festival de Sopas

No passado dia 7 de Fevereiro do presente ano decorreu, na Eucaristia vespertina na Sé, um momento importante na vida do Agrupamento 127 da nossa Paróquia.
Ali muitos Escuteiros fizeram a sua Promessa, momento que simboliza o seu progresso, a sua superação pessoal e o alcançar de uma nova etapa no seu caminho, no seu trilho.

Foi um momento em que a comunidade e os Escuteiros se uniram em plena comunhão do sentido máximo de fraternidade aos olhos de Deus e da Sua Igreja. Mais uma vez, a animação com cânticos ficou a cargo do coro do Agrupamento. De novo a Sé voltou a encher-se de música, de alegria e mensagem através das vozes dos Escuteiros, Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes, que se esforçaram para, sob a condução da Dirigente Paula Pio e do Candidato a Dirigente Paulo Ribeiro, encher de cor e de calor o espaço da Igreja. A música era pois de exaltação da esperança no Homem, de não deixar de sonhar e de, com isso, não perder o rumo.

Após este momento, decorreu no Centro Social e Paroquial Paulo VI, o Festival de Sopas do Agrupamento 127 Sé-Leiria. Este festival teve a organização a cargo dos Lobitos e dos Pioneiros do Agrupamento, mas sempre com o auxílio dos demais elementos. Este festival teve como objectivo a angariação de fundos, mas no fundo alcançou mais do que isso. Conseguiu juntar ex-elementos, pais e amigos dos escuteiros, bem como elementos de outros agrupamentos da região, num mesmo espaço e numa confraternização de verdadeira família.

Foi um momento único para terminar um dia dedicado à família. Naquele espaço, que se tornou pequeno para tamanha afluência, ouviram-se risos, gargalhadas, espalharam-se sorrisos, mataram-se saudades. Cada um saiu de lá com o coração e alma cheios do verdadeiro espírito de comunhão fraterna que o Escutismo nos ensina e que Deus, pela sua Igreja, nos transmite.

António Filipe Chambel
Ne Obliviscaris