Catequese: Benção e entrega dos lenços às crianças do 3.º ano

0 Comentários

No passado dia 3 de fevereiro do corrente ano de 2015, as crianças do 3.º ano da catequese de Santo Agostinho receberam numa cerimónia os seus lenços de percurso cristão: “Sou de Cristo Sou Feliz”.
A cerimónia foi presidida pelo Sr. Padre Fábio Bernardino e contou com a colaboração das catequistas Vanessa, Sandra e Sofia e com o apoio instrumental de um avô de um dos catequizandos, o sr. Nunes e a presença de familiares.
Para além da benção e entrega dos lenços, foi explicado às crianças o nome dos diversos utensílios necessários para a celebração eucarística, bem como o que é uma hóstia e qual o momento da sua consagração e transformação em verdadeiro corpo de Cristo.

Para além dos lenços oferecidos às crianças, também foram entregues um lenço ao Sr. Padre Fábio e um outro a um casal, uma vez que os sacramentos instituídos são diferenciados.
Sendo assim, solicitou-se a uma família de uma catequizanda, o testemunho da vivência da cerimónia e do seu percurso catequético, o qual apresentamos de seguida.

Depois da celebração da entrega dos lenços, perguntei à minha filha o que tinha gostado mais, e a resposta surgiu pronta: - Foi a Paz, quando o Senhor Padre Fábio me colocou o lenço no pescoço e a Sofia deu o nó e nessa altura “Sou de Cristo!”. Calei-me… não valia a pena falar mais. Tem sido assim o percurso catequético da nossa filha… uma constante aprendizagem de parte a parte, em que às vezes nos perguntamos, quem é que aprende com quem.

Tem-nos reconfortado muito ver a alegria com que ela vive as celebrações em comunidade que têm sido um marco muito importante no nosso percurso familiar e é nesse sentido que destacamos a Festa do Pai Nosso, em que lemos (pai e filha) a palavra de Deus durante a Eucaristia e a Festa da Luz com a mensagem que a luz de Cristo brilha nos nossos corações desde o dia do batismo.


Como casal Cristão, temos sentido que o percurso da catequese da nossa filha tem contribuído também para reforçar a nossa espiritualidade em família.

Os pais de Teresa Oliveira


Outras notícias

Sem comentários: