D. António Marto com as famílias da vigararia

Encontro vicarial com D. António Marto reuniu cerca de 300 participantes

A família lança as sementes de tudo

“A família lança as sementes de tudo”. Proferida pelo orador convidado, a frase constitui uma síntese feliz do encontro das nove paróquias da vigararia de Leiria com o nosso Bispo no passado dia 16, no novíssimo salão paroquial dos Pousos.
A actividade que reuniu cerca de 300 participantes, foi a primeira do programa de encontros das comunidades cristãs com o seu Bispo em todas as vigararias da diocese, em torno do tema da família, neste segundo ano do biénio que lhe é dedicado.

Na sua intervenção, D. António Marto retomou algumas considerações já oferecidas à reflexão dos diocesanos através da carta pastoral  “A beleza e a alegria de viver em família”. Famílias abertas ao mundo, à maneira de fermento na massa, família escola primeira de humanidade e de humanização, berço de vida e escola de virtudes, lugar de vivência da fé e sua transmissão, foram alguns dos tópicos que seleccionou.
A comunicação do orador convidado Ricardo Vieira, investigador e professor no Instituto Politécnico de Leiria, prendeu também a atenção do vasto auditório. A interligação e diálogo permanente com sociedade, escola e famílias, família microcosmos da humanidade, escola de vida onde se aprende a viver e a agir com responsabilidade, a conviver com todos na família ou na vizinhança e a relacionar-se com a diferença, família como escola de solidariedades e  de convivência social, foram apenas algumas de entre as muitas áreas tratadas.

Em tema tão vasto, o orador foi o primeiro a confessar a dificuldade de escolha.  “Tudo está ligado”, disse. Mas” é na família que se lança a semente de tudo na vida, que depois precisa de ser continuamente regada e cuidada”.
No final, a confraternização e a partilha eram o espelho da satisfação de todos.

Ambrósio Jorge dos Santos